sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O que é o LUAS?

O LUAS - Periódico Lésbico Feminista, estabelece como premissa de sua atuação e razão de existência, a busca por um conteúdo informativo e correto, crítico e pluralista, onde todas as pessoas consigam se identificar, se encontrar e enriquecer seus conhecimentos, quanto as lutas, as conquistas e os acontecimentos históricos e recentes do movimento LGBT, pois este é o maior motivo de estarmos aqui!

Por informação correta entendemos ser a descrição de tudo aquilo que é capaz de afetar a vida e os interesses dos que acreditam ser possível um mundo mais igualitário, mais justo e com conteúdo cultural acessível a todas e todos.

Essa descrição dos fatos e acessibilidade da informação é realizada na forma mais sintética, despojada e distanciada possível de partidarismos ou mercadologias, embora não sejamos ingênuas ao ponto de acreditar que seja quase sempre impossível atingir a neutralidade absoluta, até porque a luta está em nossas ações, em nossos corações e nos nossos dias, nos impulsionando a apresentar sempre realisticamente a nossa crítica.

Por conteúdo crítico e pluralista entendemos se tratar dos comentários e análises redigidos por nossas colaboradoras, que conforme suas vivências e convivências criam critérios pessoais que se aliam ao seu domínio prático sobre uma determinada área do conhecimento ou da atividade humana que desenvolvem, então ao escrever transmitem suas habilidades, conhecimentos e opiniões próprias.

Por pluralidade de opiniões sobre os fatos entende-se a publicação de textos, artigos, depoimentos, entrevistas, poesias e etc. que, tomadas em seu conjunto, funcionem como uma reprodução mais ou menos fiel da forma pela qual as opiniões existem e se distribuem no interior da sociedade e nas ações do movimento LGBT.

Se o LUAS se satisfizer apenas em narrar os fatos sem se colocar em algum lugar fazendo sua crítica, nunca passará de um mero repositório, sem forma nem vontade, das opiniões que a sociedade vai produzindo e do preconceito que vai reproduzindo.
É por isso que acreditamos ser necessário que o LUAS, sem discriminar as opiniões diversas, sempre aberto a críticas, incentivador de diálogos, e porque não dizer, se necessário, estimulador de polêmicas e discussões, tenha suas próprias convicções sobre os fatos e os problemas apresentados.

Nossos textos transformam o LUAS em um ser ativo, um veículo condutor de opiniões, com uma identidade visível e um papel informativo a desempenhar.

Sua divulgação tem a finalidade de tornar público os valores e instrumentos por meio dos quais pretende o movimento LGBT, em suas lutas, fomentar conquistas e fortalecer ações contra a lesbofobia e a homofobia.

Para todas e todos que nos lêem nosso muito obrigado!

Nenhum comentário: